+55 (83) 3225-1422
novetech
contato@novetech.com.br
NOTÍCIAS
acompanhe nossas notícias e mantenha-se informado
'Dobras' do cérebro seguem padrão de papel amassado, diz estudo brasileiro

'Dobras' do cérebro seguem padrão de papel amassado, diz estudo brasileiro

03/07/2015 às 10h03m


As \"dobras\" da superfície do cérebro dos mamíferos, região chamada de córtex cerebral, estão entre as características mais distintivas do órgão. Mas quais regras determinam a formação dessas dobras?

Dois cientistas brasileiros resolveram investigar a questão e descobriram uma lei universal que rege a formação dos sulcos e giros cerebrais. A conclusão, publicada nesta quinta-feira (2) na renomada revista \"Science\", é que as dobras cerebrais são determinadas pela mesma fórmula matemática observada nas bolas de papel amassado.

A neurocientista Suzana Herculano-Houzel e o físico Bruno Mota, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fizeram uma análise sistemática de dados sobre o cérebro de diferentes espécies de mamíferos. Esses dados incluíam número de neurônios do córtex, área e espessura do córtex, volume cerebral e características das dobras.

O que eles encontraram foi uma fórmula que determina que a superfície exposta do córtex é proporcional à área total de superfície do córtex multiplicada pela raiz quadrada de sua espessura. Ou seja, o grau de \"dobradura\" do córtex aumenta de acordo com sua área total (cérebros maiores têm mais dobras) mas aumenta mais rapidamente nos córtex mais finos.

É exatamente o que acontece com as bolinhas de papel. Quanto maior a superfície do papel, maior o número de dobras que ele vai adquirir ao ser amassado. O número de dobras também é maior quanto mais fina for a folha.

Oura descoberta foi que o número de sulcos não tem a ver com o número de neurônios. Até então, cientisas acreditavam que o córtex cerebral se dobrava para permitir o aumento da quantidade de neurônios. Mas a nova pesquisa mostrou que as dobras dependem apenas da área e espessura do córtex.



Outras notícias

Zika custou 4,6 bilhões de dólares ao Brasil nos últimos dois anos, diz ONU
Pesquisador que freou WannaCry e foi preso pelos EUA se declara inocente
Buscopan Composto gotas é recolhido do mercado
Adeus silício? Grandes cristais de grafeno são sintetizados pela 1ª vez
Atualização do sistema dos tablets garante mais agilidade no serviço dos agentes de saúde

CONTATO

+ 55 (83) 3225-1422
contato@novetech.com.br
© 2015 Novetech. Todos os direitos reservados.
Rua João Vieira Carneiro, 89
Pedro Gondim - João Pessoa - PB
VISUALIZAR NO MAPA
Desenvolvido por Visual Slim